Bustos Em Forma organizou “Free Trail” nos trilhos de Bustos

28 abril 2015

A Associação Orfeão de Bustos, em parceria com um grupo de amigos amantes do desporto, os “Pé de Atleta”, levou ao terreno a IX Caminhada/“Free Trail” de Bustos, no dia 26 de abril de 2015. Partiram, às 10 horas da manhã e em simultâneo, todos os atletas e caminhantes para um "Trail" Curto K15 e para a caminhada de 5 km, respetivamente, com trajetos distintos mas pontualmente coincidentes, potenciando reencontros para a motivação mútua entre os diferentes participantes. Redescobriram-se recantos da Vila, para muitos desconhecidos (principalmente para os inúmeros forasteiros), e a organização orgulha-se de todas as pessoas terem respondido afincadamente ao seu apelo de nada mais deixar para trás senão as suas próprias pegadas, apanágio de um bom caminheiro!

A adesão foi muito significativa, com cerca de 250 pessoas de todas as idades a partilhar o mesmo gosto e sentido de responsabilidade para com a sua própria saúde. Num tempo em que os desequilíbrios alimentares, o sedentarismo e o stress avançam indiscriminadamente sobre a população, iniciativas destas pecam pela escassez, tal o seu significado. Ainda assim, "cabe a cada um de nós vislumbrar nestas oportunidades o rastilho para aquisição de hábitos mais coincidentes com a manutenção do bem estar individual e coletivo", desafia a presidente do Órfeão de Bustos, Drª Cláudia Oliveira. Tomando como indicadores a adesão crescente ao longo destes anos, bem como o aumento da frequência com que se veem cada vez mais grupos a calcorrear as estradas da região, pode considerar-se que a mensagem está a passar com eficácia. Talvez para este sucesso contribua o caráter não competitivo da jornada, vinculando-se, assim, o objetivo pedagógico que emerge das intenções dos organizadores. A gratuidade da participação também ajudou, certamente, à enorme adesão. A este propósito a direção do Orfeão de Bustos e o grupo “Pé de Atleta” congratularam-se com o apoio da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Bustos Troviscal e Mamarrosa, da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Oliveira do Bairro, da GNR de Bustos, com a colaboração das empresas patrocinadoras e das muitas pessoas que ajudaram a levar a cabo esta empreitada que ultrapassou largamente as fronteiras geográficas do concelho, tendo-se registado inscrições de atletas de alguns concelhos vizinhos. É importante, também, frisar a importância da colaboração entre a população, a título individual ou em grupo – como é o caso dos membros do grupo “Pé de Atleta” - e as associações, que vivem para a comunidade e nada mais pedem que uma participação efetiva das pessoas, potenciando o seu dinamismo, dando-lhe rosto.

A organização agradece e partilha com todos, por igual, o sucesso da iniciativa que muito a motivou para a sua continuidade. E a população agradece!