Comemorações do Dia de Bustos'16

26 fevereiro 2016

No âmbito das comemorações do Dia de Bustos’16, o executivo da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa na manutenção do respeito do princípio da preservação da identidade histórica, cultural e social das comunidades locais, em consonância com o realizado em anos anteriores, associou-se aos Bustuenses no marco da sua história. Esta iniciativa pretende manter uma tradição já há muito existente e promover, acima de tudo, a identidade da sua história e, assim, da sua população.

Neste sentido, o 18 de fevereiro, foi marcado pelo hastear de bandeiras seguido de romagem ao cemitério, que contou com a presença das entidades do Concelhias, Associações da Vila e representantes da autarquia local. Pelas 10.20h, seguiu a inauguração de Exposição: Dois Emigrantes “Joaquim Brites” e “António dos Reis” e logo depois a Sessão solene, com uma breve apresentação por parte dos alunos do 12ºano do IPSB, do retrato dos emigrantes Bustuenses nos diversos cantos do mundo, bem como as marcas e influências locais de tal vivência.

Porto de honra.

No dia 20 de fevereiro, de manhã, as comemorações continuam com a participação das escolas no torneio de futebol, jogos tradicionais, aula de zumba e outras atividades desportivas, realizados no Parque da Vila de Bustos, atividade organizada pela Junta de Freguesia em parceria com o Curso Profissional de Apoio à Gestão Desportiva do IPSB. As crianças tiveram direito ao almoço e a uma manhã muito bem passada, onde não faltou boa disposição e brincadeira.

Seguiu-se de tarde a  apresentação do livro "Terra adotada: relato de um emigrante”, pela escritora Maria Drummond, de António Francisco dos Reis. O livro, baseado nos manuscritos do nosso conterrâneo que chegou ao Brasil em 1887, com dezasseis anos, relata excertos de uma vida de trabalho numa terra agreste, nessa altura, e da sua ascensão progressiva que o conduziu a um negociante brasileiro de sucesso. A escritora Maria Drummond.

Também Joaquim Brites, de 94 anos, que foi homenageado pela Junta de Freguesia e pelo povo de Bustos nesta cerimónia.

No dia 21 de Fevereiro, celebrou-se a Eucaristia de ação de graças por todos os Bustoenses com Animação litúrgica solenizada pelo Coral do Orfeão de Bustos. Finalizou-se as comemorações do dia de Bustos com um almoço organizado pela ABC e Amigos de Bustos.